Meninas e Mulheres do Morro é sediada no Morro da Mangueira, numa área conhecida como "Parque Candelária", zona norte da Cidade do Rio de Janeiro desde a sua criação em 1995. A compreensão plena da realidade local e o consequente interesse na busca de alternativas capazes de transformar o contexto social da comunidade foram os fatores sensibilizadores para o nosso surgimento, ou seja, da mobilização para a formalização da nossa instituição. Desde então, o "MM do Morro", como é conhecida, nos impulsionou como "agente transformador" a importantes conquistas no encontro ao fortalecimento da educação, da cultura e cidadania das crianças, adolescentes e jovens em nossa "Comunidade". Em 2004 registramos a ONG, que ganhou o nome de Associação Meninas e Mulheres do Morro. Todas as nossas ações são voltadas para arte educação, leitura, cultura e cidadania e sempre nos apropriando de novos recursos tecnológicos e metodológicos. Hoje possuímos uma sede própria tendo como destaque a Biblioteca Comunitária contendo acervo de mais de 8.000 livros catalogados e classificados por cores.
Nossa missão tem como meta criar oportunidades transmitindo valores, e que a comunidade e o entorno crie um sentimento de pertencimento com o espaço. Para que crianças, adolescentes, jovens/adultos e mulheres possam se desenvolver plenamente como cidadãos visando seu futuro, fazendo disto um meio de transformação do seu ambiente social.
Integrantes da Associação Meninas e Mulheres do Morro
Beethoven Lima |
Analista de Sistemas, formado pela Universidade Estácio de Sá em 2013. Atua como Coordenador Administrativo da Associação Meninas e Mulheres do Morro desde 2011, tendo atuado anteriormente entre 2007 a 2009 como monitor da Biblioteca Atelier das Palavras localizada no complexo da Mangueira.
Bibiana Louzada |
Licenciada em Pedagogia e Sociologia pela UniverCidade, atuou como coordenadora da Creche Padre Higino, Coordenadora Executiva e Pedagógica da Associação Meninas e Mulheres do Morro e Mediadora de Leitura da Biblioteca Comunitária Atelier das Palavras.
Licenciatura plena em Pedagogia e Orientação Educacional no Instituto Isabel e Pós-graduação em Psicopedagogia na Universidade Candido Mendes. Atua no Meninas e Mulheres desde 2002 como Articuladora Local e Arte Educadora.
Luana Cristina Barreto de Souza |
Aluna do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET, cursando Educação Profissional Técnica da área profissional de Construção Civil - Estradas. Monitora da Biblioteca Comunitária Atelier das Palavras.
Coordenadora Geral da Associação Meninas e Mulheres do Morro, gestora da Biblioteca Comunitária Atelier das Palavras, Mediadora de leitura, Arte Educadora, com experiência em Arte Educação, Artes Integradas e Brinquedos e Brincadeiras. Estudou Gestão de Projetos, Captação de Recursos e Gerenciamento de Recursos.