Quem somos



Meninas e Mulheres do Morro é sediada no Morro da Mangueira, numa área conhecida como "Parque Candelária", zona norte da Cidade do Rio de Janeiro desde a sua criação em 1995. A compreensão plena da realidade local e o consequente interesse na busca de alternativas capazes de transformar o contexto social da comunidade foram os fatores sensibilizadores para o nosso surgimento, ou seja, da mobilização para a formalização da nossa instituição. Desde então, o "MM do Morro", como é conhecida, nos impulsionou como "agente transformador" a importantes conquistas no encontro ao fortalecimento da educação, da cultura e cidadania das crianças, adolescentes e jovens em nossa "Comunidade". Em 2004 registramos a ONG, que ganhou o nome de Associação Meninas e Mulheres do Morro. Todas as nossas ações são voltadas para arte educação, leitura, cultura e cidadania e sempre nos apropriando de novos recursos tecnológicos e metodológicos.  Hoje possuímos uma sede própria tendo como destaque a Biblioteca Comunitária contendo acervo de mais de 8.000 livros catalogados e classificados por cores.





Nossa missão tem como meta criar oportunidades transmitindo valores, e que a comunidade e o entorno crie um sentimento de pertencimento com o espaço. Para que crianças, adolescentes, jovens/adultos e mulheres possam se desenvolver plenamente como cidadãos visando seu futuro, fazendo disto um meio de transformação do seu ambiente social.



Integrantes da Associação Meninas e Mulheres do Morro


Beethoven Lima

Analista de Sistemas, formado pela Universidade Estácio de Sá em 2013. Atua como Coordenador Administrativo da Associação Meninas e Mulheres do Morro desde 2011, tendo atuado anteriormente entre 2007 a 2009 como monitor da Biblioteca Atelier das Palavras localizada no complexo da Mangueira.








Bibiana Louzada

Licenciada em Pedagogia e Sociologia pela UniverCidade, atuou como coordenadora da Creche Padre Higino, Coordenadora Executiva e Pedagógica da Associação Meninas e Mulheres do Morro e Mediadora de Leitura da Biblioteca Comunitária Atelier das Palavras.








Luana Cristina Barreto de Souza

Aluna do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET, cursando Educação Profissional Técnica da área profissional de Construção Civil - Estradas. Monitora da Biblioteca Comunitária Atelier das Palavras.









Coordenadora Geral da Associação Meninas e Mulheres do Morro, gestora da Biblioteca Comunitária Atelier das Palavras, Mediadora de leitura, Arte Educadora, com experiência em Arte Educação, Artes Integradas e Brinquedos e Brincadeiras. Estudou Gestão de Projetos, Captação de Recursos e Gerenciamento de Recursos.






Licenciatura plena em Pedagogia e Orientação Educacional no Instituto Isabel e Pós-graduação em Psicopedagogia na Universidade Candido Mendes. Atua no Meninas e Mulheres desde 2002 como Articuladora Local e Arte Educadora.