sexta-feira, 16 de setembro de 2011

XV Bienal do Livro discute acesso a E-books em colóquio internacional



O Colóquio Internacional E-books e a Democratização do Acesso aconteceu na XV Bienal do Livro 2011, uma iniciativa da Biblioteca Nacional. O objetivo do fórum foi trazer experiências bem sucedidas de outros países (como Alemanha, Espanha e França) e mostrar o potencial dos e-books, fazendo uma analise comparativa com o mercado brasileiro, já que os estímulos aqui ainda são muito tímidos comparados a de países vizinhos. Os fatores que levam à baixa adesão no Brasil, ainda são os preços e os impostos cobrados sobre o livro físico, que são os mesmos para os e-books.

A presidente Dilma esteve presente na bienal para sancionar uma lei de estímulos fiscais aos livros de preço entre R$5,00 à R$20,00. A lei tem como objetivo popularizar mais o livro entre as classes emergentes, que geralmente acham o valor elevado para compra.

A Biblioteca Nacional vem buscando meios de aumentar os números de leitores e novos meios de acesso ao livro. O principal deles é digitalizar o maior número possível de livros  disponibilizando todo  o conteúdo online. Tendo como visão o alcance da internet e a disseminação para leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário