terça-feira, 26 de junho de 2012

Cinema em movimento



A arte possui uma conexão direta em tudo que nos propomos à fazer. Assim em parceria com o projeto "Cinema em movimento - Petrobras", possibilitamos nossa comunidade a sair da rotina para assistir o filme Rio, que é encantador. Acreditamos que ir ao cinema é uma distração, porém sabemos também que para muitos infelizmente o acesso a cultura nem sempre é possível.

Ficamos muito contentes pela participação da comunidade, foram feitas duas sessões porque recebemos um público além de nossas expectativas.



Bárbara Furtado


Acessem nossas redes sociais:

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Cinema Grátis Perto de Você

Amanhã 22/06 às 18:30h não perca a exibição do filme Rio, uma parceiria com o Cinema BR em Movimento - Petrobras.

Local: Parque Candelária, na garagem do campo.

Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar



Acessem nossas redes sociais:

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Resistência dos vaga-lumes - AMV

Clique na imagem para ampliar
O documentário "Resistência dos vaga-lumes" retrata a história do pré-vestibular comunitário AMV (Associação Mangueira Vestibulares), com sede localizada no antigo prédio da Alcoa. O movimento foi fundado em 1990 e desde então vem em luta de uma educação de qualidade, sem deixar de lado a conscientização política.

Como ex-aluno enfatizo a importância que foi fazer parte deste movimento, não só pelo aspecto da educação mas evidentemente por todo aprendizado de vida que ganhamos neste espaço, a troca de experiências é incrivelmente enriquecedora e sem dúvida, minha visão de mundo mudou. Hoje estou afastado por que devido aos incentivos ali plantados, estou numa universidade.

A ideia do documentário surgiu a partir da dissertação para o mestrado de André Werneck um dos membros do movimento, essa pesquisa foi realizada no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Subjetividade (GIPS) do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, em conjunto com Daniel Paes e demais colaboradores da AMV. As filmagens ocorrem entre os meses de Junho a Dezembro de 2011, atualmente o documentário encontrasse em apresentação no auditório da PUC-Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea). Em breve será disponibilizado para assistir e baixar pela Internet e ocorreram outras apresentações em festivais do gênero, a intenção é popularizar sem vendas.


Curta a página do documentário no Facebook


Acessem nossas redes sociais:
Facebook
Twitter
Comunidade do Orkut
Flickr

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Unidos por mais espaço

Vamos participar da rifa para o término da obra do segundo piso. Compre um número e nos ajude a ter um espaço mais amplo e agradável em nossa comunidade para as crianças! O valor é de R$1,50 por número, são brinquedos para meninos e meninas no total de 12.

Kely e Bárbara

Seja a foto dos kits que serão sorteados




Acessem nossas redes sociais:
Facebook
Twitter
Comunidade do Orkut
Flickr

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Meu nome, meu primeiro presente


Aqui no Meninas e Mulheres do Morro, os educandos tem a mania de chamar todos por apelido, sendo que tem muitos de mau gosto, então aplicamos uma oficina onde cada um contava sua história.

Escrevendo seu nome ocupando toda a folha, explicamos que o nome vem ser o nosso primeiro presente, a primeira coisa que ganhamos de valor. Recortamos e enfeitamos os trabalhos no decorrer da oficina. O nome vem a ser a principal característica da nossa identidade, pois é a única coisa que vamos carregar por toda a vida, valorizando a auto estima. Segue as fotos:







*** A partir de hoje atualizaremos o nosso perfil no Flickr

Acessem nossas redes sociais:

Um livro que mexeu com a minha cabeça

Pensamos em uma atividade que mexesse com a lembrança de todos, onde cada um pudesse falar de um livro inesquecível. Foi muito divertido, os que sabiam escrever relatavam um pouco sobre a sua história e outros educandos menores desenhavam uma passagem do seu livro predileto. 

Rimos muito e nos surpreendemos com os livros escolhidos por eles e nós mediadores falamos sobre os nossos prediletos também, surgiram Thalita Rebouças, Monteiro Lobato, Maria Vargas, Ruth Rocha, Eva Funari, Luciana Rigueira... A casa dos beijinhos foi o eleito pelas crianças menores.

Sendo assim, avaliamos o que eles tem lido sem que os mesmos percebam. Segue as fotos da atividade:







*** A partir de hoje atualizaremos o nosso perfil no Flickr

Acessem nossas redes sociais:

terça-feira, 24 de abril de 2012

Monteiro Lobato


A importância de Monteiro Lobato para a formação literária é indiscutível, trabalhar suas histórias com as crianças é de uma riqueza surpreendente. Com leituras dos livros ou assistindo o Sítio do Pica Pau Amarelo na TV a obra desse mestre permanece viva entre nós.
Uma de nossas atividades em comemoração ao dia Nacional do livro infantil foi dá vida a alguns personagens eternizados por este mestre.

Cada educando utilizou massinha como material para se expressar, criando seus personagens favoritos do Sítio, do nosso folclore ou dos contos de fadas que de forma rica interagiu e enriqueceu nossa literatura.

Com isso tivemos uma “chuva de personagens” Emílias, Sacis, Cucas, que agora estão enfeitando e colorindo nosso espaço. Segue as fotos:







*** A partir de hoje atualizaremos o nosso perfil no Flickr

Acessem nossas redes sociais: