quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Atitude Social Universidade Veiga de Almeida 2011



Envolvidos, empenhados e com atitude. Foi nesse espírito que os alunos do 8o período de Comunicação Social, da Universidade Veiga de Almeida, campus Tijuca, fizeram a primeira visita técnica à localidade da Candelária, complexo da Mangueira, no último dia 17 de setembro. A incursão faz parte do planejamento para o projeto ATITUDE SOCIAL UVA 2011, iniciativa desenvolvida no âmbito da disciplina Projeto de Capital Social. Nesta edição, os alunos irão organizar uma ação social levando para a comunidade mangueirense a temática sobre sustentabilidade. O ATITUDE SOCIAL conta com a parceria da Associação Meninas e Mulheres do Morro que promove, desde 1995, arte, leitura, educação, cidadania e cultura para cerca de 150 crianças e jovens da comunidade. 

É a primeira vez que a ONG abordará essa questão de uma forma mais ampla na comunidade, e em parceria com os universitários. É também inédito o projeto da Comunicação Social da UVA com caráter social na Mangueira.
Por isso, para adequar a ação com a realidade dos moradores, os alunos estiveram no sábado dia 17 de setembro no morro da mangueira tanto para conhecer melhor a comunidade, como o trabalho desenvolvido pela Associação. Acompanhados pela professora Heloiza Reis, que ministra a disciplina e coordena a ação, durante a visita  os universitários  puderam conversar com uma das fundadoras e atual coordenadora geral da Associação Meninas e Mulheres do Morro, a educadora Kely Louzada, que atua com projetos sociais na localidade desde 1985. Kely, nascida e criada na Mangueira e moradora da Candelária, contou aos estudantes todo o processo de formação da Associação, tirou dúvidas sobre a comunidade, revelou a importância do tema e como é fundamental a relação entre universidade e comunidade para a promoção da educação, cultura e cidadania. Depois o grupo fez um tour pela Candelária, onde os alunos foram até o ponto mais alto do morro, conhecido como Caixa D'água, retornando pelo Viaduto Rosa da Mangueira até a sede da Associação na parte baixa da Candelária. Durante aproximadamente uma hora, os alunos puderam saber mais sobre a história da Mangueira e ter a experiência de andar pelos becos e vielas da comunidade, conhecendo um pouco mais do cotidiano dos moradores

A ação ATITUDE SOCIAL UVA 2011 acontecerá no dia 26 de novembro, sábado, das 10h às 15h com várias atividades. Apesar do evento ser direcionado às crianças e jovens assistidos pela Associação Meninas e Mulheres do Morro, toda a comunidade da Mangueira e da UVA estão convidados em participar.

Segue fotos tiradas durante o passeio pela comunidade, por Flávio Cesar estudante UVA.


















Também foi noticiado no site da Universidade Veiga de Almeida clique aqui para ver

Acessem nossas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário